Constelações Sistêmicas Dinâmicas

CURSO TEÓRICO - PRÁTICO

FORMAÇÃO EM CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS DINÂMICAS

O que é a Constelação Sistêmica Dinâmica:

 

A CONSTELAÇÃO SISTÊMICA DINÂMICA é uma inovadora técnica terapêutica que faz o uso das ferramentas de reposicionamento das Constelações Familiares, as bases da Psicanálise e do Psicodrama e das ferramentas quânticas trazidas pela terapia do Alinhamento Energético. Trata-se de uma integração de terapias sistêmicas desenvolvida para se trabalhar em grupo ou individualmente, com questões familiares ou organizacionais.

Assim como nas Constelações Familiares, que é uma nova abordagem da Psicoterapia Sistêmica Fenomenológica desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger, busca-se nas questões trazidas pelo cliente um olhar para o diagnóstico e para a solução de problemas e conflitos.


A CONSTELAÇÃO SISTÊMICA DINÂMICA possibilita que um cliente observe seus diferentes “eus” espelhando-se em outras pessoas e se relacionando entre si simultaneamente. Permitindo que pensamentos, sentimentos antigos e atuais, transferências e criações inconscientes expressem-se.  Uma visualização real ou imaginária do que acontece internamente com o cliente.

 

A terapia busca desenvolver no cliente a consciência e o entendimento sobre os fatores internos e familiares (sistêmicos) que estão atuando sobre uma questão que vem causando desequilíbrios, permitindo, desta forma, um novo posicionamento perante a vida.

 

O trabalho promove ainda a limpeza do campo energético do sistema familiar em relação ao tema abordado pelo cliente. Este processo ocorre por meio de ferramentas quânticas de cura e harmonização trazidas pela terapia de Alinhamento Energético.

Ao longo da formação, além das terapias base, serão abordados conceitos sobre o funcionamento da psiquê humana, fazendo correlação com as diversas linhas trazidas pela Psicologia e pela Psicanálise.

 

Público-alvo:

 

Psicólogos, psicanalistas, médicos, profissionais da área de saúde em geral, terapeutas em geral, educadores em geral, coaches, mediadores, assistentes sociais, treinadores, líderes e pessoas que querem se aprofundar no campo das terapias sistêmicas.

Apesar de o curso ser voltado para profissionais, ele também pode ser feito por leigos que tenham interesse em aprimorar o autoconhecimento.

Não há pré-requisito para a formação.

 

Objetivos da formação:

 

- Apresentar aos participantes uma nova forma de atuação terapêutica, muito profunda e eficaz para a dissolução de emaranhados emocionais, estejam eles presentes na estrutura emocional interna do cliente ou em seu sistema familiar ou profissional;

Integrar as habilidades e experiências profissionais dos participantes dentro do processo de aprendizagem;

 

- Treinar os participantes para que observem, analisem e diagnostiquem informações advindas dos sistemas familiares ou organizacionais;

- Entender quais forças ordenam e dão base aos relacionamentos;

- Aumentar a consciência sobre o funcionamento do ser humano individualmente e em sociedade;

- Encontrar novas possibilidades de solução em situações difíceis e emaranhadas;

- Desenvolver uma atitude interna ética, respeitosa e focada em servir ao crescimento de pessoas e seus sistemas familiares;

- Treinar e praticar como facilitador de Constelações Sistêmicas Dinâmicas;

- Atuação profissional com atendimentos em grupo, individual, com bonecos e a distância.

 

Programa:

- Introdução as terapias base da Constelação Sistêmica Dinâmica: Fundamentos de Cura Interior – Alinhamento Energético e de Constelação Familiar;

- Paralelos entre a Constelação Sistêmica Dinâmica, Constelação Familiar e o Psicodrama;

- Fundamentos do pensamento cartesiano X pensamento sistêmico;

- Bases da Fenomenologia;

- Paralelos entre as ordens da ajuda (segundo Bert Hellinger) e os princípios acerca da sobrevivência humana (segundo Paul Ekman);

- Culpado e vítima;

- Compulsão à repetição e como funciona o aparelho psíquico na visão da psicanálise;

- Sofrimento experimentado / prazer não sentido;

- Lealdade invisível (segundo Ivan Boszormenyi);

- As cinco linguagens do amor (segundo Gary Chapman);

- Família de origem e família atual;

- Herança e dinheiro de família;

- Ressonância e sintonia;

- Projeção e julgamento;

- Práticas nas modalidades de grupos, atendimento individual com bonecos e à distância.